Avatar: A Lenda de Aang é uma animação criada por Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino com três temporadas que foram ao ar no canal Nickelodeon. Nos Estados Unidos, a série estreou em fevereiro de 2005 e foi concluída em julho de 2008. A Lenda de Aang é ambientada em um mundo baseado nas culturas dos povos asiáticos onde algumas pessoas podem manipular os quatro elementos com variantes telecinéticas das artes marciais chinesas, chamadas de “dominação” ou “dobras”. A série é apresentada em um estilo que combina anime japonês com cartoons americanos e recorre ao visual das sociedades do sudeste asiático, dos inuítes e do Novo Mundo. A série acompanha os protagonistas, o garoto Aang de 12 anos e seus amigos, que precisam trazer a paz e a harmonia ao mundo acabando com a guerra da Nação do Fogo com o resto do mundo.

Mais de um século antes dos eventos da série, a Nação do Fogo passou por uma rápida industrialização, com avanços tecnológicos e transições demográficas. O Senhor do Fogo Sozin, governante da Nação, planejou uma guerra mundial para expandir a riqueza, o território e a influência de seu país. Inicialmente, ele foi impedido de prosseguir pelo Avatar Roku, nascido na própria Nação do Fogo. Depois da morte de Roku, o Avatar foi reencarnado em um dominador de ar chamado Aang. Sabendo que o Avatar seria então apenas uma criança, Sozin aproveitou essa oportunidade para ir em frente com seus planos de conquista. Devido à ameaça bélica iminente de Sozin, Aang descobriu que era o Avatar aos 12 anos de idade, mais cedo do que o normal. Com medo de arcar com as suas novas responsabilidades e com a separação de seu mentor, Gyatso, Aang deixou seu lar em seu bisão voador, Appa. Contudo, ambos foram derrubados no oceano devido a uma tempestade; para salvar-se, Aang entrou no Estado de Avatar e formou um casulo de gelo, colocando ele e Appa em animação suspensa. Os dois ficaram presos no iceberg por cem anos, próximos ao Polo Sul. Sozin, sabendo que o ciclo de reencarnação do Avatar demandava que ele nascesse como um Nômade do Ar, provocou o genocídio dos dominadores de ar durante a passagem — ocorrida uma vez por século — de um cometa que aumenta o poder dos dominadores de fogo. Posteriormente, ele continuou sua conquista mundial.

A série foi comercialmente bem-sucedida e foi aclamada pela audiência e pela crítica, que elogiou sua direção de arte, seu humor, suas referências culturais, seus personagens, e suas temáticas. Ela foi indicada para — e ganhou — os prêmios Annie Awards, Genesis Awards, Primetime Emmy Award, e um Peabody Award. O sucesso da primeira temporada resultou no pedido de uma segunda e de uma terceira pela Nickelodeon. O merchandising da série foi composto de figuras de ação, um jogo de cartas oficial, três jogos eletrônicos, pelúcias distribuídas no Paramount Parks, e dois conjuntos de Lego. Um livro de arte foi publicado em junho de 2010. A série completa foi lançada em Blu-ray em 2018, no 10º aniversário do episódio final da 3ª temporada.

Quer ficar atualizado sempre que sair algum conteúdo novo? Gostou do nosso conteúdo? Siga nosso perfil no Instagram, visite nosso site para se integrar mais sobre os episódios e se quiser pode apoiar nosso projeto através do Apoia-se:

Site: https://cantinhocast.com.br

Apoia-se: https://apoia.se/cantinhocast

Instagram: https://instagram.com/cantinho_cast/

Dúvidas, sugestões, caneladas? E-mail: zartel@cantinhocast.com

Share this content: